Objetivos | Conteúdos | Dimensões | Ações | Recursos |
Conhecer pontos de vista sobre a homossexualidade e como ela acontece na escola. | Diálogo sobre homossexualidade | Sociocultural | Apresentação de um vídeo intitulado “Homossexualidade” Exibição de charges e quadrinhos que enfatizem a questão da homossexualidade. Após a apresentação do vídeo, fazer alguns questionamentos | Data Show |
- Entender o que é homofobia e identificar se ela acontece na escola. | Homofobia | Sociocultural Conceitual | Exibição de um vídeo intitulado “Campanha Não Homofobia”. Levantamento de questões, a fim de obter respostas que ajudem a desenvolver a próxima atividade. | Data show |
- Discutir ações que podem ser implementadas na escola como forma de combate a homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual. | Homofobia na escola | Sociocultural | Discutir a homofobia, articulando estratégias que poderiam ser “implementadas” na escola a fim de atenuar ações e/ou práticas discriminatórias aos homossexuais Os grupos, com a mediação do professor, deverão se organizar para criar um cartaz elencando ações, na escola, não homofóbicas. Essas produções deverão ser socializadas por toda a escola | - Cartolina; - Pincéis - Régua. |
Conhecer a realidade de um homossexual e sua atuação na sociedade. | A sociedade e a diversidade sexual. | Social | O professor vai levar um convidado, homossexual, que vai expor como foi sua experiência escolar e quais são suas praticas sociais. Os alunos deverão fazer questionamentos pertinentes ao convidado. | Caderno, caneta. |
• Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas. Porem, o professor deve ter em mente que a problematização da homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual revelam-se indispensáveis para se viabilizar não só uma educação inclusiva e de qualidade, mas também a consolidação de um modelo democrático de sociedade.
Ações do professor:
Professor (a) não deixar de enfatizar que as várias ações discriminatórias e hostis, no ambiente escolar, contra os homossexuais, levam ao aparecimento de reações homofóbicas.
Após ter feito as discussões sugeridas, perguntá-los se têm dúvidas e/ou curiosidades sobre este tema. É importante que o professor estimule a participação dos alunos.
Avaliação:
Diante dos conteúdos estudados durante as aulas, os alunos deverão elaborar uma dissertação, onde fique explicito os seus pontos de vista em relação ao tema homossexualidade e quais as práticas que podem ser adotadas, para que haja uma aceitação pela sociedade e pela escola, de alunos com diferentes orientações sexuais.
Critérios: coesão e coerência nas idéias;
Nível de discussão e aprofundamento do tema;
No comments:
Post a Comment