INSTRUMENTALIZAÇÃO


Objetivos
Conteúdos
Dimensões
Ações
Recursos


Conhecer pontos de vista sobre a homossexualidade e como ela acontece na escola.

Diálogo sobre homossexualidade

Sociocultural

Apresentação de um vídeo intitulado “Homossexualidade”

Exibição de charges e quadrinhos que enfatizem a questão da homossexualidade.

Após a apresentação do vídeo, fazer alguns questionamentos
Data Show


- Entender o que é homofobia e identificar se ela acontece na escola.


Homofobia
Sociocultural

Conceitual

Exibição de um vídeo intitulado “Campanha Não Homofobia”.

Levantamento de questões, a fim de obter respostas que ajudem a desenvolver a próxima atividade.

Data show
- Discutir ações que podem ser implementadas na escola como forma de combate a homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual.


Homofobia na escola
Sociocultural
Discutir a homofobia, articulando estratégias que poderiam ser “implementadas” na escola a fim de atenuar ações e/ou práticas discriminatórias aos homossexuais

Os grupos, com a mediação do professor, deverão se organizar para criar um cartaz elencando ações, na escola, não homofóbicas. Essas produções deverão ser socializadas por toda a escola

- Cartolina;
- Pincéis
- Régua.

Conhecer a realidade de um homossexual e sua atuação na sociedade.
A sociedade e a diversidade sexual.
Social
O professor vai levar um convidado, homossexual, que vai expor como foi sua experiência escolar e quais são suas praticas sociais.

Os alunos deverão fazer questionamentos pertinentes ao convidado.
Caderno, caneta.

Anexos.










       Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
       Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas. Porem, o professor deve ter em mente que a problematização da homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual revelam-se indispensáveis para se viabilizar não só uma educação inclusiva e de qualidade, mas também a consolidação de um modelo democrático de sociedade.


Ações do professor:
Professor (a) não deixar de enfatizar que as várias ações discriminatórias e hostis, no ambiente escolar, contra os homossexuais, levam ao aparecimento de reações homofóbicas.
Após ter feito as discussões sugeridas,  perguntá-los se têm dúvidas e/ou curiosidades sobre este tema. É importante que o professor estimule a participação dos alunos.



Avaliação:
 Diante dos conteúdos estudados durante as aulas, os alunos deverão elaborar uma dissertação, onde fique explicito os seus pontos de vista em relação ao tema homossexualidade e quais as práticas que podem ser adotadas, para que haja uma aceitação pela sociedade e pela escola, de alunos com diferentes orientações sexuais.
Critérios: coesão e coerência nas idéias;
Nível de discussão e aprofundamento do tema;

No comments:

Post a Comment